sexta-feira, 16 de outubro de 2009
Paul Klee
Paul Klee (Münchenbuchsee, 18 de dezembro de 1879 — Muralto, 29 de junho de 1940) foi um pintor alemão nascido na Suíça. O seu estilo, grandemente individual, foi influenciado por várias tendências artísticas diferentes, incluindo o expressionismo, cubismo, e surrealismo. Ele foi um estudante do orientalismo. Klee era um desenhista nato que realizou experimentos e, conseqüentemente, dominou a teoria das cores, sobre o quê ele escreveu extensivamente. Suas obras refletem seu humor seco e, às vezes, a sua perspectiva infantil, seus ânimos e suas crenças pessoais, e sua musicalidade. Ele e seu amigo, o pintor russo Wassily Kandinsky, também eram famosos por darem aulas na escola de arte e arquitetura Bauhaus.
Johannes Itten
Johannes Itten (11 de Novembro de 1888, Süderen-Linden, Suíça; — 27 de Maio de 1967, Zurique) foi um pintor, professor e escritor suíço associado à escola Bauhaus. Em suas pesquisas desenvolveu o disco de cores, que ainda hoje permite descobrir combinações harmoniosas entre cores (os sete contrastes de cor).
Lyonel Feininger
Charles Adrian Lyonel Feininger (nascido a 17 de Julho de 1871 em Nova York; morreu a 13 de Janeiro de 1956) foi um pintor alemão e cartoonista.
Foi só aos 36 anos que começou a pintar. Anteriormente, ele era considerado um grande cartoonista para jornais e revistas francês, alemães e americanos. Ele realizou seu trabalho com um forte auto-exame e desenvolvimento, com base nos seus desenhos, que rapidamente "criou" um impressionante estilo de pintura. Nas suas pinturas, os objectos são captados com excessiva concepção. O estilo de Feininger influenciou muitos artistas contemporâneos e justificou a sua importância e do seu sucesso.
Marcel Breuer
Formou-se em Weimar (primeira sede da Bauhaus) em 1924 e passou a lecionar na escola até 1928 (quando esta já estava instalada em Dessau). Sua relação com a instituição era bastante estreita, o que acabou lhe rendendo a diretoria da instituição após a saída de Mies Van Der Rohe.
Enquanto professor da Bauhaus, realizou uma série de experimentações no design mobiliário. Foi aí que projetou e executou os primeiros protótipos da cadeira Wassily (cujo nome é uma homenagem ao colega Wassily Kandinsky, também professor). A Wassily é, hoje, uma das cadeiras de autor mais famosas do mundo.
Assinar:
Postagens (Atom)